terça-feira, 6 de dezembro de 2011

S.O.S sociedade.(Belém e a doença de chagas)


 Atualmente em Belém um dos assuntos que está em alta é o surto da doença de chagas, que derrepente começou a ser tranmitida por alimentos, ou melhor pelo consumo do nosso açaí.
        A Doença de chagas ou mal de chagas é uma doença causada pelo protozoario cinetoplástida flagelado trypanosoma cruzi, e é tranmitida geralmente pelo inseto barbeiro.Essa doença era muito comum em moradores do interior residentes de casas de pau-a-pique(casas de madeira e barro,com telhado de palha).O inseto ferrava as pessoas e deixava suas fezes contaminadas em volta da ferida, ao coçar a pele a pessoa fazia com que estas fossem absorvidas.
      Em Belém a causa do surto apontada pelos orgão responsavéis foi o consumo do açaí, que estava sendo manuseado de forma errada pelos batedores, que estavam batendo o inseto junto com o fruto(o barbeiro se alimenta dele), isso provocou na cidade o fechamento de varias barraquinhas de açaí, além do aumento absurdo preço do produto, quem costumava tomar açaí quase todo dia como eu, passou a ficar com medo de consumir o alimento,nos meios de comunicação eram divulgados todos os dias novos casos de infecção e a população ficava cada vez mais confusa.
     O que esqueceram de nos explicar é porque depois de tantos anos tomando açaí de modo tradicional só agora o barbeiro começou a ser batido junto com ele, quer dizer, isso deveria acontecer a anos não é? Outra coisa que esqueceram de falar é que enquanto pagamos R$10,00 pelo litro do açaí, as industrias estão comprando por mixaria,agora a base da alimentação do paraense é usada em sabonetes,colonias e shapoo, é também exportada e pasteurizada.
       Então caro leitor, pense comigo o açaí pode até ser um dos fatores que trouxeram essa doença a tona, mas será que é o único? Lembrem-se de que o barbeiro é um inseto, atraido por lixo e sugeira, talvez os problemas de saneamento basico,tratamento de água e falta de concientização ambiental na cidade,  não estejam mais ligados a esse problema do que outra coisa.S.O.S sociedade,quero saber a opinião de vocês!
DEIXEM COMENTÁRIOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário